sábado, 6 de setembro de 2014

Como criar uma identidade anônima com o WebOfTrust na Freenet

Public Key

Como criar sua identidade na Freenet

O plugin WebOfTrust (WoT) é como vários plugins de comunicação resolvem o problema de spams em um meio onde não há censura.

O plugin WoT-enabled usa um sistema de confiança distribuída para escolher quais identidades você irá fazer o download das mensagens.

Isso faz com que os spammers entrem no ostracismo quando não podem ser impedidos de postar. Claro que nem todos irão concordar com o que é ou deixa de ser spam. Esse é o porquê toda identidade tem sua própria lista de confiança para poder julgar as identidades como achar melhor.

Por que instalar o WoT?

Uma vez em uma rede, faz-se necessário comunicar-se com outra pessoa. O WoT fornecerá uma identidade que possui uma chave em um sistema de criptografia para identidades digitais anônimas. Ele é um requisitos para utilizar outros plugins que irão permir que você tenha um E-mail, participe de um fórum de discussões e até mesmo faça um "Flog", que é um site-blog na Freenet acessível por qualquer cliente Freenet e está hospedado em um pouco de cada cliente desta rede criptografada P2P.

Instalando o plugin WoT


1. Na página principal da Freenet, vá em "Configuration" e escolha a opção "Plugins".

Página Principal da Freenet
Configuration >> Plugins
2. Dentro área chamada "Add an Official Plugin" tem a sessão "Communication Plugins".
Selecione a opção da linha "WebOfTrust (version 13) - Allows you to create an anonymous identity. These identities can trust each other, or not, and hence avoid spam and DoS attacks. Backend for chat and social applications over Freenet" e clique no botão "Load".

Plugins da Freenet
Opção WebOfTrust
Load
Load
3. Aguarde o download do plugin.
Inicio Download WOT
Início do Download do WoT

Download WoT
Download WoT

4. Quando o download terminar, a tela se atualizará e aparecerá o WoT na tabela de plugins instalados. Clique então em "Community" e então escolha a opção "Own anonymous identities"

WoT Instalado
Community >> Own anonymous identities
5. Escreva seu nickname para sua identidade ou gere-o aleatoriamente. Gerar aleatoriamente e aceitar como identidade é o mesmo que escolher um nome anônimo qualquer e então, clique no botão "Create".
Create
Clique no botão "Create"

6. Então, será criado um URI para sua identidade. Clique no botão "Create" novamente.

URI
A priori, não altere nada e clique no botão "Create"
Aparecerá uma mensagem informando que a sua identidade foi criada e dizendo para que resolva o puzzle
7. Clique em "Community" e então escolha "Own anonymous identities" para resolver o puzzle.

Resolução de puzzles
Community >> Own anonymous identities
8. Clique no botão "Introduce" para apresentar sua identidade na Freenet para outros pontos da rede P2P.

Introduce
Clique no botão "Introduce"
9. Provavelmente ainda não deu tempo para o seu client Freenet baixar o puzzle. Aparecerá uma mensagem dizendo isso, então aguarde alguns minutos e tente novamente... (Esse tempo pode demorar até algumas horas, não estranhe.)

Aguardando
Aguarde o download do puzzle
10. Após aguardar um tempo e clicar novamente, verá os puzzles. (É normal alguns não carregarem ou após tentar atualizar a tela, aparecerem erros. Simplesmente clique em Community >> Own anonymous identities >> Introduce novamente., neste caso, e deve funcionar). Resolva os puzzles (também conhecidos pela Internet como Captchas) e clique no botão "Submit".

Resolva
Resolva os Puzzles e clique em "Submit"
11. Após clicar em "Submit", novos puzzles irão aparecer e os campos de preenchimento irão ficar em branco novamente. Não precisa necessariamente refazê-los agora. Clique em "Community" >> "Own anonymous identities" e observe:

Aguardando
Trusters >> Pessoas que confirmaram seus puzzles
É recomendável aguardar pelo menos até que tenha 5 Trusters em sua lista. Caso contrário, seu WoT não será bem reconhecido na rede e ninguém receberá suas interações. É necessário aguardar.

12. Depois de algum tempo de espera e mais alguns ajustes, conseguimos os 5 Trusters recomendados antes que possamos utilizar outros plugins que utilizam-se do WoT (chats, forums, E-mails, flogs etc).

WoT
(A) Aqui conferimos a quantidade de Trusters
(B) Aqui verificamos a segurança na conexão com outros nós. Segurança alta causa uma conexão mais demorada. Temporariamente pelo menu (Configurations >> Security Levels >> Em Opennet mode (connect to strangers and friends), selecionei LOW e cliquei no botão Apply) para melhorar a performance.
(C) Para aumentar a capacidade do meu nó se conectar a outros, alterei as configurações de rede para maior banda alocada para a Freenet. Configurations >> Core settings >> Upload bandwidth limit e Download bandwidth limit.

Para saber mais:

- Sone, A Rede Social da Freenet - O que é? Como instalar?