quarta-feira, 17 de setembro de 2014

VPN Gratuita para Navegação Anônima - Download e Instalação do CyberGhost VPN

VPN Gratuita para Navegação Anônima - Download e Instalação do CyberGhost VPN

Reboot the internet
Reboot the internet

O que é uma VPN quando se fala em acesso "anônimo" a Internet?

VPN é a sigla de Virtual Private Network. Existem diversas soluções de mercado que visam prover um acesso a Internet Anônimo por meio de uma VPN.

VPN é basicamente uma conexão entre dois computadores na qual, o conteúdo trocado entre eles, é totalmente criptografado. Ou seja, outros hops (ou nós, computadores, ou quaisquer dispositivos) entre os dois, não poderão entender o que esta sendo "conversado" entre essas máquinas.

Imagine que você trabalha em uma empresa na qual tem um IPS, um Proxy, um Firewall ou qualquer outro dispositivo de segurança que limite, monitores, bloqueie e até mesmo registre seu acesso à Internet permitindo relatórios detalhados sobre o que você acessou. (No mercado, essas informações valem ouro para Big Data Business.)

Exemplos:
- Bloqueio de sites de redes sociais;
- Você precisa acessar remotamente o computador de um cliente via Team Viewer porém o administrador de rede bloqueou este serviço e não há como contatar esse admin para liberar em tempo de executar o seu trabalho;
- Privacidade. Imagine que onde você trabalha o pessoal de TI consegue "rastrear" tudo o que você acessa e depois gerar um relatório para seu chefe com todos os sites que você acessou.

Como uma VPN Gratuita pode me ajudar?


Basicamente, você fechará a VPN com a outra ponta... E essa outra ponta será o seu novo gateway para Internet. Ou seja, por essa ponta tudo está liberado e como toda sua conversa com esta ponta está criptografada. Dessa forma o conteúdo que antes era bloqueado agora é acessível e dentro da sua empresa, não ficarão logs com informações sobre o que você acessou.

Porém cabe aqui lembrar do cuidado com o histórico de seu browser e que, por mais que o que você acesse ficará oculto perante a monitoração dos administradores da rede de onde você trabalha, eles ainda serão capazes de identificar (se tiverem o mínimo de conhecimento e organização para isso) que você andou acessando uma VPN e, por consequência, deduzir ou questionar o uso da mesma.
Outro detalhe é: pelo menos no caso deste artigo, precisaremos instalar um programa em seu Windows. O que faz com que seja necessário acesso administrativo ao seu sistema.

Baixando e Instalando o CyberGhost VPN


1. Acesse o site: https://www.cyberghostvpn.com

site



2. Clique no botão verde "Free Download".

3. Faça o download do arquivo e salve-o em um lugar fácil de achar.

Download


4. Clique no ícone do arquivo baixado com o botão direito do mouse e escolha "Executar como administrador".

Executar como Administrador

5. Selecione a opção "I accept the agreement" e clique no botão "Next >".

I accept the agreement



6. Poderá aparecer uma mensagem de "Segurança do Windows". Isto é porque o software está criando uma interface lógica local que, quando a VPN estiver em uso, direcionará o tráfego criptografado para nosso novo gateway. Clique no botão "Instalar".

Instalar

7. Poderão aparecer algumas mensagens em pop-ups... No meu lab, apareceram duas. Uma pedindo para eu me inscrever no newsletter e concorrer a um iPad, e outra avisando de uma avisando que um dos servidores deles estará fora para manutenção. Pode fechar sem problemas essas pop-ups. E pronto! O CyberGhost está instalado!

CyberGhost Instalado


Usando o CyberGhost


1. Ao abrir o CyberGhost, irá ver um ponteiro indicando sua real localização e seu IP.
Para ativar o CyberGhost, clique no botão amarelo central.

Tela Inicial


2. Aparecerá uma tela com ele se conectando em algum servidor... Aguarde alguns segundos.
Se essa não for a primeira vez que estiver executando, pode ser que apareça um pop-up dizendo para aguardar alguns segundos enquanto sugerem para que você adquira a versão paga do software possui algumas vantagens: - mais rápido; - opção de escolher o servidor na qual irá se conectar e; sem tempo de espera.



3. E pronto! Você está conectado pelo CyberGhost. Agora, tudo que for acessado na Internet não verá seu IP real, mas sim um IP dos servidores da CyberGhost VPN. Outro detalhe é que agora os filtros como proxy, IPS etc. não poderão mais bloquear seus acessos e muito menos registrar o que andou acessando. Isso foi um passo em direção à liberdade e à privacidade!

Conectadp


4. Para desconectar, basta clicar novamente no botão amarelo e automaticamente voltará a utilizar seu IP real.

Se tiver dúvidas, poste as suas nos comentários!
Se curtiu as informações aqui presentes, compartilhe-as com seus amigos e colegas!