sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Usando um Serviço de DNS Anônimo

DNS
DNS

Usando um Serviço de DNS Anônimo

A sigla DNS quer dizer: Domain Name System. Sua função é básicamente converter números em nomes. Desta forma, o acesso a sites ou sistemas torna-se mais humano. É mais fácil decorar www.[umnomequalquer].com.br do que 200.XYZ.120.2, por exemplo.

Dentro do universo DNS, temos duas questões para refletir:
1. Censura
2. Privacidade

1. Censura

Um dos métodos mais fáceis de censurar a Internet é através do DNS.
Por exemplo: se o seu provedor de acesso a Internet receber uma ordem do governo federal para bloquear o Twitter, basta bloquear nas configurações do servidor DNS deles que geralmente é configurado para ser o seu servidor de DNS automaticamente via DHCP.

Em 2014 houve bloqueio do Twitter na Turquia pelos servidores de DNS do país. A primeira solução de contorno foi a população alterar as suas configurações de DNS para apontarem para os servidores de DNS do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4), mas como veremos adiante, talvez os servidores do Google não seja a melhor opção...

Censura Interesses

2. Privacidade

Servidores de DNS guardam logs das conversões feitas. Ou seja, fica registrado o seu IP, o nome do site (ou serviço) que você acessou e o IP do site. Essas informações são o caminho para obtenção de uma série de informações sobre você como por exemplo: sua localização, seu provedor, seus interesses... Que por sua vez são o caminho para obtenção de outras séries de informações sobre você!

Vigilância

Existem dois grandes objetivos para coleta de informações pessoais das pessoais:

- Marketing direcionado: suas informações formam o seu perfil de consumidor que indica quais produtos tem mais chances de interessar a você. Desta forma, apresentam propagandas direcionadas com maiores chances de te manipular com sucesso fazendo com que você compre.

MKT

- Controle de pessoas: grandes corporações e governos precisam de informações para tomar decisões. Decisões como: censurar, desacreditar, desviar, mentir, desmentir, desviar foco entre outras são tomadas analisando informações.

BB

Vale aqui lembrar que o tal do "Big Data", assunto quente no mundo corporativo hoje em dia tem tudo haver com coletar, processar e apresentar informações em massa para tomada de decisão.

BD

 A Solução: Usar um servidor de DNS na Suíça!

Band. SU

Primeiramente, o governo suíço é internacionalmente reconhecido por seu apreço ao sigilo.

Segundo o Wikipedia: "O sigilo, previsto na lei suíça pelo artigo 47.º da Constituição,107 tem permitido a defesa da divulgação de dados que são normalmente pedidos pelas autoridades internacionais(...)"

Na Suíça, temos a "Xiala.net".

Ela oferece um serviço de DNS sem censuras, sem registro de logs, utilizando DNSSEC e hospedado e protegido pelas leis do país.

Sendo assim, não deixe de configurar em seu computador e roteador para utilizarem os seguintes servidores de DNS:

- 77.109.148.136
-
77.109.148.137

Para saber mais: