sábado, 28 de fevereiro de 2015

Telegram - Mensagens Instantâneas Seguras

Olá leitores do Téchne Digitus! Este artigo está defasado. O mesmo foi escrito em 28/02/2015 com o objetivo de apresentar uma alternativa segura aos usuários do WhatsApp. Porém, em um ano muita coisa mudou! O Signal ficou mais maduro e robusto... E o WhatsApp implementou criptografia ponto a ponto (usando o protocolo do Signal).

O Telegram NÃO deve mais ser usado. O Telegram não é seguro.

Veja o link abaixo:

Por Que Você Deveria Parar De Usar O Telegram Agora Mesmo



O texto abaixo será mantido para fins históricos, porém, novamente: O TELEGRAM NÃO DEVE MAIS SER USADO.

O que é o Telegram?

Telegram é um aplicativo de mensagens para celulares e computadores baseado na nuvem com foco em segurança e velocidade.

Simplificando: Telegram é uma espécie de WhatsApp seguro e rápido.
(Só que mais rápido e mais seguro que o WhatsApp)

Onde posso usar o Telegram?

O Telegram foi desenvolvido para ser usado de forma segura em celulares, computadores ou até mesmo, simplesmente via web.

Plataformas - Telegram - Téchne Digitus
Acesse seus contatos e troque mensagens seguras a partir de qualquer plataforma!

Qual a principal vantagem do Telegram?

Não existe uma principal vantagem ao usar o Telegram... Existem várias!!

- Maior privacidade: Diferente de seus concorrentes como WhatsApp, Skype, Viber, ICQ entre outros... Ele possui criptografia end-to-end. O que significa que somente aquelas pessoas que estão conversando são capazes de interceptar e ler aquelas mensagens, ninguém mais!

- Mensagens que se auto-destroem: Existe a opção de uma mensagem se auto-destruir depois de enviada. Ou seja, a pessoa lê, recebe... E mesmo que outra pessoa tenha acesso posterior ao seu dispositivo ou o da outra pessoa, a mensagem não estará mais lá!

- Rápido: O Telegram foi desenvolvido também com foco em performance. Toda vez que alguém instala ICQ, Skype ou Viber no celular como alternativa ao WhatsApp, acaba ficando desmotivado pois os aplicativos são mais pesados e lentos... Mas no caso do Telegram, a coisa é diferente! Notavelmente mais rápido e leve que o WhatsApp.

- Seguro: Além de implementar forte criptografia testada exaustivamente por especialistas do mundo todo, todo o código fonte do Telegram é aberto. Open Source! Ou seja, qualquer um pode olhar seu código e verificar se há falhas de segurança ou violações de privacidade.  Não há segredos em seu funcionamento! É transparentemente seguro! Nada a temer, nada a esconder!

Mas de que adianta eu baixar e instalar se ninguém usa?

Primeiramente, recentemente após o WhatsApp receber ameaças de ser censurado no Brasil, em aproximadamente 40 horas o número mensagens diárias enviadas por usuários do Telegram no Brasil aumentou de 4.5 Milhões para 700 Milhões!!

Veja o anúncio do Telegram de 27/02/2014 em sua conta no Twitter:

Siga o Telegram no Twitter: @telegram

Iniciando com o Telegram

1) Instale o Telegram em seu celular: Este passo faz-se necessário para criar uma conta no Telegram associando seu número de celular a sua conta no Telegram. Automaticamente será possível ver todos os seus contatos que já utilizam o Telegram!

Acesse a Google Play ou Apple Store já para baixar seu Telegram! 

2) Depois use onde quiser!
São diversas opções...
- Celulares (Android e Windows Phone);
- Celulares e Tablets iOS (Apple);
- Telegram Web Version: Não precisa instalar! Só acesse o site: https://telegram.org/dl/webogram e pronto!
- Telegram para computador (Windows, Linux, Mac).

Para alguma versão específica do Telegram, baixe somente do site oficial: https://telegram.org

Telegram Ninja

- E se o Telegram for censurado no Brasil? >> Utilize um serviço de VPN no celular (como o CyberGhost VPN) por exemplo. Por mais que a sua operadora bloqueie o Telegram, o serviço de VPN lhe ajudará a burlar esta censura! E os órgão brasileiros não saberão o que está fazendo, já que toda sua comunicação com o serviço de VPN é criptografada!

- Use o Telegram de um Pen Drive >> Rápido, não precisa instalar e não deixa rastros onde for usado. Não deixe de testar a versão portável do Telegram!

Telegram Portable


- Use o Telegram através da Tor ou algum serviço de Proxy e oculte sua origem!



Em Configurações >> Em Avançado >> Em Tipo de Conexão >> Clique em Padrão (TCP usado)
Escolha a opção de seu proxy!
- E por fim, conheça a topologia do protocolo de criptografia, MTPROTO, utilizada pelo Telegram:


Conclusão:

Finalmente aparece para os Brasileiros uma opção segura, privada, rápida e de fácil utilização para substituir o WhatsApp. Analisando técnicamente, nós da Téchne Digitus afirmamos que não há motivos para continuarmos a utilizar o WhatsApp.

O WhatsApp é do Facebook. Eles não respeitam a privacidade de seus usuários! Eles lêem os dados de seus usuários, analisam as informações e as vendem para que anunciantes possam utilizar de melhores estratégias de manipulação direcionadas ao seu perfil.

Além deste aplicativo de mensagens instantâneas, acreditamos que há outros serviços que os usuários devam conhecer. Serviços que protegem a segurança e privacidade das pessoas no dia a dia...

Conheça alguns:

- Buscador Anônimo (Substitui Google, Bing): DuckDuckGo
- E-mail Criptografado e Seguro (Substitui Gmail, Hotmail, Yahoo!): Tutanota, Protonmail
- Serviço de VPN (Oculta e protege seu tráfego na sua rede Local ou Provedor): CyberGhost VPN

Ao navegarmos na Internet estamos o tempo todo nos comunicando. Não existe segurança real, liberdade de expressão se existe alguém nos monitorando. Se alguém nos monitora, pode controlar as informações que temos acesso. Se não temos acesso livre às informações: 1. Não temos liberdade de expressão. 2. Não vivemos em uma democracia real.

Para saber mais: