terça-feira, 29 de setembro de 2015

Edward Snowden, seja bem vindo ao Twitter!

Em aproximadamente 2 horas de cadastro, Edward Snowden já tem aproximadamente 260 mil seguidores no Twitter!


Snowden no Twitter - 260 mil seguidores em 2 horas - Téchne Digitus
Acesse o Twitter dele e descubra de quem é a única conta no Twitter que ele está seguindo!

Edward Snowden é um consultor de infraestrutura e segurança da informação que prestava serviços para nada mais, nada menos do que a NSA, a maior agência de espionagem do mundo!

Por coincidência, no último domingo (27/09/2015) assisti no Popcorn Time a um documentário dirigido por Laura Poitras, chamado Citizenfour. Este documentário foi feito sob pedido do próprio Snowden para se proteger frente as revelações que ele mesmo iria fazer.

Vejam o Trailer:



Snowden basicamente tornou de conhecimento público projetos ultra-secretos de vigilância em massa dos EUA, nos EUA e no resto do mundo.

A vigilância exercida pela NSA (teoricamente apoiada pelo Patriotic Act, lei anti-terrorista americana), feriu (e com força):
- Quinta Emenda dos EUA (garante proteção contra o abusos do Estado os direitos básicos de um indivíduo como por exemplo evitar assim a autoincriminação, direito de ser julgado apenas uma vez sobre mesmos fatos, direito a justa compensação por bens desapropriados, ninguém pode ser privado de sua vida, liberdade ou propriedade sem o devido processo legal);
- Artigo 12 dos Direitos Humanos ("Ninguém deverá ser submetido a interferências arbitrárias na sua vida privada, família, domicílio ou correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. Contra tais intromissões ou ataques todas as pessoas têm o direito à proteção da lei.")

No mais, devemos aqui lembrar que de acordo com o texto escrito por Ian Clark, principal desenvolvedor da Freenet, A Filosofia por trás da Freenet, não é possível existir liberdade de expressão se estamos sob vigilância. E se não temos liberdade de expressão, não temos liberdade, não temos democracia! Pois como o próprio texto diz, a democracia depende de uma população bem informada e não, uma população informada somente com que o seu governo permitiu que soubessem (mantendo assim um curral eleitoral e se mantendo no poder, exatamente como o PT anda fazendo para permanecer no poder - e inclusive, a própria Dilma teve E-mails monitorados pela NSA segundo E. Snowden!).

Falando sobre liberdade de expressão, os meios de comunicação são extensões de nossa voz e o Twitter é um poderoso meio de comunicação aonde todos nós ganhamos e muito a voz e força necessária para exercemos o nosso direito de liberdade de expressão para um grande público.

E agora, o Twitter conta com a presença ativa e direta de Snowden, um símbolo moderno de afronta ao sistema e guerrilheiro em prol liberdade de expressão.

Por isso, mais uma vez dizemos: Seja bem vindo ao Twitter, Snowden!

 E no mais, não deixe de seguir o Téchne Digitus no Twitter, também! :) https://twitter.com/technedigitus