quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Signal o App de Mensagens Mais Seguro - Recente solicitação do FBI comprova a tese

Conheça neste artigo, quais informações dos usuários as agências governamentais costumam solicitar em casos de investigação e saiba quais informações a Open Whisper Systems desenvolvedora do Signal pode fornecer.

Signal - by Open Whisper Systems https://whispersystems.org/
Signal - by Open Whisper Systems https://whispersystems.org/ 
Não devemos acreditar que só pelo fato dos aplicativos mais populares estarem implementando criptografia ponta para seus usuários, que os mesmos terão sua privacidade garantida. 

Isso porque a maioria dos aplicativos de mensagem gravam e armazenam muitos metadados sobre o uso dos aplicativos por parte de seus usuários, como por exemplo data e hora, duração, números de telefones envolvidos, listas de contatos, quantidade e tamanho de mensagens e por aí vai...

O iMessage da Apple é o mais recente exemplo deste cenário. Recentemente foi reportado que a empresa guarda muitas informações sobre cada mensagem criptografada que foi enviada pelo aplicativo, que podem revelar até mesmo a identificação e localização dos envolvidos. Estas informações ficam disponíveis para acesso da empresa e são abertas a terceiros sob o devido mandato judicial.

Porém, se você estiver utilizando o aplicativo open source de mensagens criptografadas Signal, da Open Whisper Systems, você está seguro, pode acreditar.
O Signal é vastamente considerado o aplicativo mais seguro de mensagens instantâneas, ele guarda somente o mínimo possível e viável (meramente por questões de funcionalidades) de informações sobre seus usuários.

Isso foi evidenciado recentemente quando o aplicativo foi posto a prova no início deste ano, quando FBI com uma ordem judicial...

No dia 4 de outubro de 2016, a Open Whisper Systems, revelou os documentos relacionados a essa solicitação judicial feita pelo FBI. Isto foi possível porque na semana do dia 25 de setembro de 2016, o prazo de sigilo judicial destes documentos terminou.

Como observaremos a seguir, para infelicidade do FBI, o Signal guarda o mínimo de informações sobre seus usuários, de forma que a empresa foi incapaz de fornecer qualquer informação útil para o FBI que pudesse ajudar na investigação.

FBI Asks For Signal User's Information


Veja abaixo a demanda do FBI sobre os suspeitos:

FBI Request Document

  • Identificação da Conta
  • Informações de Pagamento/Dados de Cobrança
  • Endereços de IP
  • Endereços de E-mail
  • Logs de histórico
  • Dados de Cookies de Navegação
  • Qualquer outra informação associada a estes números 

Veja a seguir o que foi entregue ao FBI:

Users Information in Signal
Informações fornecidas do Signal ao FBI













  • ID (Nr. de Telefone, o mesmo usado na solicitação
  • Data da última conexão
  • Data de criação da conta
Como mostram os documentos, o esforço do governo não adiantou muito - não porque recusou-se fornecer informações, mas porque a empresa simplesmente não mantém as informações sobre seus usuários que foram solicitadas pelo governo americano (mas que ainda são armazenadas por outras empresas de aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram, iMessage, Wickr entre outros). 

Open source, sem fins lucrativos, excelente protocolo de criptografia e mínimo de metadados armazenados, são as características que torna o Signal o mais seguro aplicativo de mensagens instantâneas.

Instale o Signal agora mesmo em seu navegador Chrome, celular Android ou iPhone!



Signal Private Messenger - Chrome Web Store - Google