Téchne Digitus InfoSec Artigos

<índice "[ Hacking ]-[ Redes de Comunicação ]-[ DeepWeb ]-[ Anonimato ]-[ Criptomoedas ]-[ Programação ]-[ InfoSec em Geral ]-[ Off-Topic but Important ]-[ Redes Sociais ]" />

Logo Téchne Digitus InfoSec

Qual o melhor anti-vírus?


Existem três aspectos que devem ser analisados para uma tomada de decisão com relação a qual o meu anti-vírus e qual o melhor antivírus a ser adquirido. Vejamos cada um deles a seguir:

1. Comparativo de Mercado Gartner: https://www.gartner.com/en

A Gartner é uma antiga empresa conhecida por realizar análises de mercado. Ela testa diversos sistemas com as mais diversas finalidades.

Se levamos em contata o quadrante de EndPoint Security de 2019, entre as três possíveis melhores escolhas seriam: Microsoft, CrowdStrike e Symantec.

Gartner EndPoint Protection

2. AV-Comparatives: https://www.av-comparatives.org/

O AV-Comparatives é uma antiga empresa de testes independente para testar a comparar as soluções de antivírus do mercado. Se levarmos em conta o último teste realizado (Março/2020 - https://www.av-comparatives.org/tests/malware-protection-test-march-2020/) as três melhores opções seriam: F-Secure, G Data, NortonLifeLock (Symantec).

3. Performance

A performance é algo muito importante no dia a dia. Se partirmos da premissa que quanto melhor a compatibilidade do software com o sistema operacional corrente, melhor seria a performance e estivermos usando um sistema operacional Microsoft Windows, logo a melhor solução seria o Windows Defender (o antivírus nativo da própria Microsoft).

4. Considerações finais

A melhor solução é um antivírus nativo em um sistema operacional atualizado. Cruzando a análise do Gartner e a questão de Performance, a melhor escolha é Antivírus nativo da Microsoft!

Em contra partida, se tivéssemos que escolher uma solução para antivírus corporativo, um estudo levando em consideração o Gartner, AV-Comparative e Performance faz-se necessário. Neste caso, sugere-se analisar e testar as melhores opções de mercado e verificar qual melhor se aplica em seu cenário corporativo.

--

Para saber mais:

Usando um Serviço de DNS Anônimo