Téchne Digitus InfoSec Artigos

<índice "[ Hacking ]-[ Redes de Comunicação ]-[ DeepWeb ]-[ Anonimato ]-[ Criptomoedas ]-[ Programação ]-[ InfoSec em Geral ]-[ Off-Topic but Important ]-[ Redes Sociais ]" />

Logo Téchne Digitus InfoSec

As três melhores extensões de segurança e privacidade para navegar online

Plugins de Segurança para Navegar na Internet

"Conheces teu inimigo" Sun Tzu - A Arte da Guerra

Se bem observarmos, nos endpoints a maioria dos ataques vêm por web browsing.


Segundo Mark Schmidt (@MarkSchmidty), Antigo líder de Suporte do Firefox, na Mozilla, os três melhores plugins para Firefox são:

Best Plugins Téchne Digitus
Privacy Badger, HTTPS Everywhere e uBlock Origin.

1) Privacy Badger


O Privacy Badger, um plugin da EFF, bloqueia o rastreamento feito por anunciantes e sites terceiros sem o consentimento do usuário final.

Privacy Badger Téchne Digitus

Diferente dos bloqueadores de propagandas tradicionais, o Privacy Badger tem um algoritmo que detecta rastreamentos, sem consentimentos e que não interfiram na navegação em caso de serem bloqueados e, de fato, impede o rastreamento dos hábitos dos usuários.

- Privacy Badger para Firefox (ou Iceweasel): https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/privacy-badger17/


2) uBlock Origin


uBlock é talvez, o mais eficiente anti-anúncios.
Em testes comparativos ganhou do ABP em termos de uso de memória e cpu. Altamente flexível e ainda possui opção que bloqueia o rastreio via WebRTC (que detectaria a origem real do internauta mesmo que estivesse usando uma VPN).

uBlock Origin Téchne Digitus


3) HTTPS Everywhere


Este outro poderoso plugin da EFF, ficou famoso ter sido incluído por padrão durante um tempo no Tor Browser (Tor Project, Deep Web).

Ele basicamente habilita a encriptação web (ssl ou tls) caso o site possua suporte ao https.
Possui também uma base conhecida que detecta certificados inválidos ou maliciosos. Inclusive, essas consultas podem fornecer dados para o SSL Observatory que irá analisar novos certificados e atualizar suas listagens. Um detalhe importante é que tanto as consultas como as submissões de certificados (se habilitadas), utilizando o plugin no Firefox, podem ser feitas utilizando a Tor Network.
Permite também: bloquear qualquer acesso http, basta selecionar a opção.

https everywhere Téchne Digitus

Muito útil para evitar ataques de men-in-the-middle, sniffings, phishing entre outros além de dificultar a vigilância do que está sendo acessado pelos usuários por parte das corporações.

- HTTPS Everywhere para Firefox (Iceweasel): https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/https-everywhere/