quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Uma introdução ao Bitcoin

O que é Bitcoin?


Bitcoin é uma moeda digital baseada em criptografia.

Cryptocurrency ou Cripto moeda, é um sistema distribuído de código fonte aberto que qualquer um pode acessar de forma segura, baseado em criptografia assimétrica, utilizando uma chave pública (que seria o endereço de sua carteira) e a chave privada a senha que libera que o conteúdo dessa carteira seja enviado para outra.

Assista o video abaixo. Este é o primeiro video sobre Bitcoin que qualquer pessoa deveria assistir primeiro.

Como o Bitcoin funciona e o por que deveríamos usar?


O Bitcoin funciona em uma rede P2P (peer to peer) assim como Torrent, Freenet entre outros... Porém com a finalidade específica de transferir valores.

Sua arquitetura aberta permite que qualquer computador se torne um nó nessa rede, participando do processamento de transações e possuindo uma base de dados com todas as transações feitas em bitcoins.

O bacana dessa rede é que qualquer um pode gerar uma carteira e transferir dinheiro para qualquer outra carteira no mundo diretamente utilizando a rede p2p do Bitcoin.

Não há intermediários representantes de Estados cobrando taxas e serviços de que, com o Bitcoin, deixamos de precisar. Não existem fronteiras.

Assista o video abaixo:


Minerando Bitcoins

Este com certeza é um tema que merece muitos artigos, ensinando passo a passo como fazer, como calcular o custo X rentabilidade etc

Por mais que Minerar Bitcoins, seja bem mais difícil hoje do que foi em 2009, 2010 e 2011, o ato de minerar nos dias de hoje apresenta alguns aspectos positivos que devem ser considerados:

"1o - Para minerar bitcoins é preciso aprender a fazê-lo. Participar e vivenciar esse processo ajuda, e muito, aprender sobre como o Bitcoin funciona.

2o - Minerar bitcoins incentiva e fortalece o mercado bitcoin e de alguma forma, sabotamos e lutamos contra instituições privadas (Bancos) e estatais (Bancos Centrais), que só fazem cobrar taxas por serviços de que, com os bitcoins, não precisamos."

Entenda: